Figura mostra investidor consultando os resultados dos seus investimentos em laptop

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As novas gerações estão atentas ao mercado financeiro, mesmo usando pouco os produtos oferecidos pelas instituições financeiras e fintechs. É o que mostra a pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro 2020, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em parceria com o Datafolha, que ouviu 3,4 mil pessoas da população economicamente ativa das classes A, B e C em todas as regiões do país.

Os entrevistados que se declaram investidores foram questionados sobre o conhecimento acerca de produtos financeiros específicos. Os boomers (57 a 75 anos) são a geração com o maior percentual de pessoas com conhecimento espontâneo sobre a caderneta de poupança (35,2%), os títulos privados (16,4%) e os planos de previdência (5,4%). Os millenials (25 a 40 anos) se destacam pela maior parcela de conhecedores de títulos públicos do Tesouro Direto (19,6%) e fundos de investimento (14,6%). E quando o tema é criptomoedas (6,3%) e ações (26%), a geração Z (9 a 24 anos) apresenta o maior conhecimento.

Quando questionados em quais produtos investem de fato, outras diferenças entre gerações apareceram. Enquanto a geração X (41 a 56 anos) é a que mais deixa recursos na poupança (32,5% dos entrevistados), os boomers, millenials e geração Z investem mais em outros produtos financeiros. Os boomers lideram o investimento em títulos privados (7,1%), fundos de investimento (5%) e plano de previdência (3,6%). Entre os millenials, 5,1% investem na bolsa e 3,8% em títulos públicos via Tesouro Direto, mais do que qualquer outra faixa etária pesquisada. E 2,8% do público do público Z investe em moedas digitais, superando as demais gerações.

Do total de entrevistados, 18,5% fazem parte da geração Z, o que representa aproximadamente 19,1 milhões de brasileiros. Os millennials respondem por 35,2% dos participantes, ou 36,5 milhões de pessoas – o maior público do levantamento. A geração X, por sua vez, representa 24,8% dos ouvidos (o equivalente a 25,7 milhões da população brasileira), enquanto os boomers somam 20,6% da amostra – ou 21,4 milhões de brasileiros.

Esta é a quarta edição da pesquisa Raio X do Investidor, entre 17 de novembro e 17 de dezembro de 2020, com 3.408 pessoas economicamente ativas, que vivem de renda ou são aposentadas, de 16 anos ou mais, pertencentes às classes A, B e C, nas cinco regiões do País.

(Com assessoria de imprensa)