Sede do Banco Central em Brasília – Crédito: Flickr BC

O Banco Central afirmou que os indicadores recentes mostram uma evolução da economia mais positiva do que o esperado, apesar de a intensidade da segunda onda da pandemia estar maior do que o antecipado. A afirmação foi feita no Boletim Regional referente ao primeiro trimestre, divulgado nesta quinta-feira, 27.

Entre esses estímulos, estão os monetários, mesmo com o processo de normalização parcial da Selic, o retorno de medidas governamentais, e a redução dos impactos da pandemia, em decorrência da vacinação em curso.

A atividade econômica no Norte, no entanto, foi negativamente afetada pela severidade da segunda onda da Covid19 e pela redução dos auxílios governamentais. No Nordeste, o crescimento da atividade esteve associado ao desempenho positivo da agricultura e da construção, que compensou os efeitos econômicos decorrentes do fim do auxílio emergencial e do recrudescimento da crise sanitária.

No Centro-Oeste, a expansão da atividade no primeiro trimestre, mesmo com o agravamento da pandemia, foi favorecida pelo início da colheita da soja. Os indicadores relacionados à economia do Sudeste sugerem continuidade da recuperação no primeiro trimestre, porém em ritmo mais moderado. Já a atividade econômica no Sul apresentou a maior expansão dentre as regiões do país no primeiro trimestre, beneficiada pelo crescimento do agronegócio.

A pandemia “manteve a tendência de desconcentração” do emprego formal pelo país, “indicando evolução mais favorável do emprego em regiões com menor número de trabalhadores formais”, segundo o boxe sobre o tema. Para a autoridade monetária, “na fase mais aguda” da crise, “as regiões menores tiveram menos demissões líquidas e, nos meses seguintes, de recuperação, mais admissões líquidas”. Esse “maior dinamismo” em regiões menos populosas “pode estar associado à maior cobertura de políticas públicas – como o auxílio emergencial – e a possíveis menores restrições de funcionamento de setores econômicos”. (Com assessoria de imprensa)