Crédito: Freepick

Brasileiros com acesso à internet mantêm em média 3,62 contas em bancos e outras instituições financeiras ao mesmo tempo, aponta pesquisa C6 Bank/Ipec. Esse número é maior entre homens (4,07) que entre mulheres (3,22) e aumenta de acordo com a classe social.

Na classe A, chega a 5,53, enquanto na classe C a média é de 3,38. Além das populares contas corrente e poupança, usadas por mais de 75% dos entrevistados, há ainda as contas salário (onde o empregador faz depósitos mensais), pagamento (oferecidas por fintechs) e investimento (voltadas para quem quer investir).

A pesquisa, realizada entre os dias 20 e 27 de maio deste ano, contou com a participação de 2 mil pessoas das classes A, B e C com acesso à internet. A margem de erro é de dois pontos percentuais sobre o total da amostra.

Open banking

Hoje, um banco não consegue saber como o cliente se relaciona com outras empresas do sistema bancário, pois o  histórico que ele constrói com a instituição não o acompanha quando ele abre conta em outro banco, afirma Maxnaun Guitierrez, head de produtos e pessoa física do C6 Bank. “Com o open banking, será possível saber se ele é um bom pagador ou quanto de crédito teve aprovado em outra instituição.”

Uma outra pesquisa C6 Bank/Ipec, realizada em abril, revelou que 57% dos entrevistados já têm contas em bancos digitais, que não cobram tarifas, nem operam com agências físicas. Dentro desse grupo, 47% mantêm suas contas em bancos tradicionais e digitais ao mesmo tempo e 10% abandonaram de vez as instituições convencionais.

A pesquisa aponta ainda que 65% dos entrevistados usam bancos tradicionais para realizar transações como depósitos, saques e pagamentos, e apenas 31% os bancos digitais. Porém, entre os brasileiros na faixa etária de 16 a 24 anos, os bancos digitais já superam os tradicionais (51% contra 41%).

Open o quê?

De acordo com a pesquisa C6 Bank/Ipec, 56% dos brasileiros com acesso à internet não conhecem ou nunca ouviram falar sobre o open banking. Quando apresentados a supostas definições para o novo sistema, 37% dos entrevistados disseram que o open banking é um novo banco digital; outros 12% acreditam se tratar de agências bancárias abertas 24 horas por dia e 1% disse que é um evento com comida e bebida liberadas. Apenas 23% mencionaram ser um sistema que permitirá o compartilhamento de informações bancárias.

Porém, o levantamento mostra que 23% dos brasileiros estão interessados em compartilhar dados pessoais com instituições financeiras em troca de economia com tarifas e taxa de juros. Outros 33% não têm interesse em compartilhar seus dados e 44% não sabem dizer se querem ou não abrir essas informações.