Conceito de mineração da criptomoeda bitcoin

Crédito: Freepik

O Congresso de El Salvador aprovou nesta quarta-feira, 9, uma lei que classifica o bitcoin como uma moeda oficial no país e, pelo texto, qualquer agente econômico deverá aceitar a criptomoeda como forma de pagamento.

“A presente lei tem como objeto a regulamentação do bitcoin de curso legal, irrestrito com poder liberatório, ilimitado em qualquer transação”, afirma o primeiro parágrafo da Lei Bitcoin, como foi denominada. O país é o primeiro do mundo a aceitar oficialmente a criptomoeda.

O projeto de lei, apresentado ao Congresso pela ministra da Economia, María Luisa Havem, passou por um rápido debate na Comissão de Finanças e foi levado ao plenário, onde foi aprovado. “A Lei Bitcoin acaba de ser aprovada por maioria qualificada na Assembleia Legislativa. 62 de 84 votos! História!”, comemorou o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, no Twitter.

Depois do anúncio, a principal criptomoeda do mercado reagiu, chegou a registrar aumento de 15% durante a manhã, fechando a cotação desta quarta-feira em alta em torno de 6%.